P R O J E T O :Lions Conhece do Litoral ao Agreste
PROJETO :
Professores Envolvidos :
Profº Valdicleia Gleise da Silva Costa
Profº Ana Paula Lima
Profº Marcos RibeiroRecife
– Novembro/Dezembro 2008
Turmas Envolvidas:1º e 2º Ano do ensino Médio horário Manhã
Em média : de 40 alunos envolvidos
Material Necessário :
Roteiro com dados históricos das cidades entre a escola e Caruaru pesquisados pelos alunos para socialização durante o translado pelas equipes envolvidas.
Roteiro com dados geográficos [paisagens , relevo ,clima ,aspectos sócio-economicos,etc] das áreas observadas pesquisados pelos alunos para socialização durante o translado pelas equipes envolvidas.
Tabela para anotação de –Quilometragem inicial e final .Perfil de cobertura vegetalPontos de confluência econômica.Máquinas FotográficasComputador com pacote Windows.
CD para gravar imagens e dadosTV e aparelho de Dvd.Índice:· Objetivo Geral· Objetivos Específicos· Turmas Envolvidas·
Tempo Estimado·
Material Necessário·
Desenvolvimento·
Áreas Observadas·
Conteúdos·
Produto Final ·
Avaliação
Objetivo Geral:Despertar o espírito critico e construtivo na apreciação das paisagens e pesquisas históricas e geográficas entre o translado [Escola Lions de Parnamirim a Cidade de Caruaru ] ;objetivando a produção coletiva de um CD de imagens e Dados com as apreciações do grupo sobre os temas pesquisados.
Objetivos Específicos :
HISTORIA / GEOGRAFIA / ARTES
História da formação da área onde localiza-se a escola Lions de Parnamirim ,e das principais cidades entre a escola e a cidade de Caruaru, elaborando uma linha de tempo de formação entre ponto de partida e ponto chegada.
Observar as variações habitacionais [estilos , materiais de construções, modelos de fachadas , área externa, formação de jardins , fechamento das áreas habitacionais com cercas murros etc. entre os pontos pesquisados .
Observar os potencial turísticos das áreas investigadas e traçar plano de sugestões para as prefeituras a serem enviadas por carta.Observar as variações de acesso aos meios de comunicações , destacando as áreas de incidência das antenas parabólicas. Questionando as influências das mídias televisivas nos padrões culturais locais através de entrevistas.Observas os aspectos industrias do pólo têxtil de Caruaru e regiões.Visitar o museu do mestre Vitalino,caracterizar suas contribuições da cultura localPercorrer áreas urbanas e rurais com olhar investigativo , analisando as variantes entre elas.Conhecer a formação vegetal entre os pontos pesquisados ,destacando: monocultura, agricultura de subsistência ,vegetação nativa e exótica ,forração de vegetal , erosão , assoreamento, etc.
Observar os aspectos hidrográficos do percurso relacionando com o clima local .Identificar as variações antrópicas entre as áreas pesquisadas .
Desenvolver a percepção visual do entorno da escola propiciando uma análise comparativa ao ponto de chegada –cidade de Caruaru.Reconstruir em forma de mapas e desenhos as áreas pesquisadas.
Elaborar textos poéticos a partir das observações feitas na aula de campo .Produzir em desenhos as impressões obtidas na aula de campo.
Observar a produção agropecuária as áreas de monocultura e seu papel histórico na economia pernambucana.
Observar áreas de produção artesanal e seu perfil na econômico local.
Produto Final :Criar coletivamente um produto – Um CD com imagens e textos usando o programa -WINDOWS MOVIE MAKER- a partir das observações da viagem .
Reuniões para Planejamento:Profº Gleise Costa , Profº Ana Paula DATA- 20/11/08 Sala dos Professores horário de intervalo
DATA-26/11/2008 Profº Gleise Costa elabora e sistematiza o projeto em casa das 14:00 ás 22:00 hDATA 04/12/08 Reunião com os professores Gleise Costa , Marcos Ribeiro [professor convidado pela direção] professora Ana Paula . Para traçar as diretrizes da aula de Campo.
Desenvolvimento :1. Aula de campo:· Data da Aula de Campo :10/12/2008· Horário: das 7:00 ás 18:00 h na quadra da escola· Forma de Locomoção: ônibus da UFRPE- solicitação em oficio Anexo -1B
Professores acompanhantes : Profª Valdicleia Gleise Costa , Profª Ana Paula Lima , Profº Marcos Ribeiro2.
Ao sair da escola será distribuído entre os grupos ficha de anotação e acompanhamento.· Quilometragem inicial e ao retornar quilometragem final3. Pesquisar na Internet em sites sobre as áreas com elaboração de resumo pelos grupos para posterior socialização .·
Breve histórico das cidades do translado· Características Geográficas –clima, relevo ,hidrografia ,economia etc.·
Características Históricas –
Levantamento comparativo da formação das cidades.· Características Culturais –Áreas observadasRecife –Região metropolitana do RecifeDois Irmãos[Escola Lions de Parnamirim]Br 101Curado /Jaboatão dos GuararapesMoreno
Zona da MataVitória de Santo AntãoPombos
AGRESTE Gravatá BezerrosCaruaruAvaliação :Através da observação por parte dos professores das exposições feitas durante o translado .Avaliação do relatório e analise dos dados Produção do Cd de imagens e dados ,Socialização entre as outras salas .
ANEXO 1· Tabela para anotaçãoAluno -Quilometragem inicial Quilometragem final .
Ponto 1-LOCAL Dois Irmãos - Escola Lions de Parnamirim Quilometragem-.
Perfil habitacionalPerfil de cobertura vegetalPontos de confluência econômica
Ponto 2 LOCAL -Vitória de Santo AntãoQuilometragemPerfil habitacionalPerfil de cobertura vegetalPontos de confluência econômicaPonto
3-LOCAL CaruaruQuilometragemPerfil habitacionalPerfil de cobertura vegetalPontos de confluência econômicaObservar as variações habitacionais [estilos , materiais de construções, modelos de fachadas , área externa, formação de jardins , fechamento das áreas habitacionais com cercas murros
Observar áreas de produção artesanal e seu perfil na econômico local.
Postado por GLEISE COSTA -
Nenhum comentário:
Postar um comentário